top of page

Evento de encontro da turma de formandos do Porto Seguro Abr 2024

Um encontro diferente dessa vez. Arte terapia com Gastronomia , foi um sucesso.


ree


Comida é Arte e Terapêutico

 

Traduzem atração e repulsa. Na atração traz entre os processos de aroma, sabores, venenos, o aquecer, cortar, ferver, picar, temperar - direciona aos nossos sonhos e fantasias, nosso modo de ser, sentir e fazer, refletindo em nossa ingestão e digestão. Na repulsa traz processos de algo que não gosta.

 

Hoje em nossos dias de vida intensa, atribulada, acelerada, caímos geralmente nos congelados, nos microondas, fast food, junk food. PARE! Respeite os ingredientes que nos trazem saúde, proteínas e que começam a cultivar sua alma. A cozinha nos traz experiências vividas no estilo maternal, amoroso, de afetos, instintos, emoções.

 

 Mesa na cozinha, sala de jantar, copa da cozinha nos traz níveis progressivos de intimidade e de convívio. Lugar de aprender, sentir, se soltar, desabafar e de descobrir em cada etapa de seu Menu - simples ou complexo – dar a você os mistérios profundo , seus segredos, lugar de transmutações, intimidade ativa das operações. Cozinha é o centro afetivo, é o coração da casa. Evoca um centro criativo.

 

O paladar não nasce pronto, se desenvolve. Tradições familiares, receitas, exposição de sabores, desenvolve o emocional, o criativo. Opondo-se ao padrão. Gastronomia é argumentar, uma fuga da natureza para a imaginação, é construção, cultivo da alma. Não siga a receita, siga seu instinto. E a maior prova será sua boa, chega todo o universo que você criou, com sabores distintos, onde existirá a aceitação ou repulsa. Sabores e saberes das sensações de AMARGO - AZEDO - DOCE - SALGADO - UMAMI (1), além do PICANTE, PUNGENTE, ACRE, ADSTRINGENTE, INSOSSO. O número de sabores é restrito, mas as combinações... infinitas! Aimaginação dos sabores leva à metamorfose de humores.

 

O bom cozinheiro aprende os procedimentos e conhecerá os ingredientes, materiais, utensílios, técnicas e o tempo necessário como quem executa melodias e harmonias de uma música. Pode até dispensar a receita quando usa a intuição: “Um pouco disso, mais daquilo”, sempre provando até atingir o sabor divino. Uma mistura de artista e filósofo.







 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
©2023 Dinner shop. No animals were harmed in the making
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Tumblr
bottom of page